sexta-feira, 29 de abril de 2011

Estrela do Dia - 70 Anos de Vida - Nana Caymmi

Nana no colo dos pais


Nana Caymmi (Dinair Tostes Caymmi)
Nascida no Rio de Janeiro (RJ),em 29 de abril de 1941.


Danilo, Dori, Dorival e Nana - Família Caymmi


Filha de Dorival Caymmi e Stella Maris, irmã de Danilo e Dori Caymmi, cresceu numa das famílias mais musicais do Brasil. Começou a cantar ainda muito jovem, adotando desde cedo uma técnica particular para valorizar seu timbre grave.



Nana


“A música me escolheu. Eu não escolhi nada, é a minha criação”, resume a filha de Dorival de dona Stella Maris Caymmi, que abandonou a carreira de cantora para se casar. De acordo com Nana, ela sempre foi levada pelo tipo de música (romântico-jazzística) que a consagrou. “Quando conheci Toninho Horta e Cláudio Nucci, por exemplo, estarreci. A gente apaixona e fica ali”, explica o processo de escolha dos autores que canta, assumindo-se uma intérprete de formação popular-erudita. Amor, romantismo, união e separação, como faz questão de ressaltar, são temas constantes das canções que interpreta. “Hoje, no gênero, sou única”, orgulha-se.



Nana


Canto o dia a dia: amor, desamor, brigas nunca mais, solidão. “E olha que não sou eu que faço as canções. Consigo é lê-las de forma mortal”, salienta o talento nato para o canto pungente. “Não sei se vejo filme demais. Crime e castigo (Dostoiévski), Guerra e paz (Tolstoi)”, lista títulos sugestivos da literatura universal. Apaixonada por leitura, ópera e cinema, a fã do pintor Claude Monet não sabe a quem atribuir tais características. “Fui criada à beira mar, com paciência para a natureza. Meu pai sempre quis espaço e silêncio para pintar e criar. Acho que nos acostumamos ao silêncio, que leva à contemplação, à paciência”.



Nana e Sandy


O documentário Rio sonata: Nana Caymmi, do cineasta francês Georges Gachot. Mesmo diretor de Música é perfume: Maria Bethânia, que narra a trajetória da intérprete baiana, no novo filme Gachot centra suas câmeras sobre o talento da cantora carioca. “No filme tem coisas que gosto, outras são desnecessárias”, dá sua opinião sincera. Em alguns momentos ela acha que falou demais, sem perceber que estava sendo filmada. “Mas no geral é muito legal. É a visão dele, de seu país, que não é a minha”, destaca a cantora. “A parte que mais gosto são as gravações em estúdio. É a minha vida que está ali”, reconhece Nana.


Rio Sonata: Nana Caymmi (trailer):






Fonte: http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_19/2011/04/10/ficha_musica/id_sessao=19&id_noticia=37250/ficha_musica.shtml

Um comentário:

  1. sem muito o que comentar, so agradecer a DEUS por existiruma das poucas divas nossas e bem brasileira te amo ...dona NANA
    .

    ResponderExcluir